Texto por: Mariana Carvalho Garcia e Maria Paula Souza
Data: de 25 de junho à 5 de julho
Cidade sede: Oran
Nações participantes: 26
Cerimônia de encerramento: 5 de julho
Os Jogos do Mediterrâneo são uma competição esportiva de diversas modalidades, que ocorrem entre os países banhados pelo Mar Mediterrâneo. Desde 1951, data da primeira edição em Alexandria, no Egito, os Jogos acontecem de 4 em 4 anos e reúne as nações da Europa, África e Ásia. O Comitê Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (ICMG) é responsável pela organização e realização do evento e, desde 1959, a instituição é filiada ao COI (Comitê Olímpico Internacional). A sede fica no Complexo Esportivo Olímpico de Atenas e o comitê é composto por representantes dos 26 países membros (SAPIENTIA, 2021).
Países como a Espanha, o Líbano, a Itália, a Tunísia, a Iugoslávia, o Marrocos, a Síria, a Grécia e a França, já foram sede para esse evento. A atual edição (19ª) aconteceu em Oran, na Argélia, já a próxima, em 2025, tem como país sede a Itália (SAPIENTIA, 2021). Os jogos que começaram no dia 25 de junho e foram até o dia 06 de julho, contou com mais de três mil atletas de 26 países diferentes. Os jogos não aconteciam na África desde 2001, sendo o primeiro evento em solo africano desde então. Ao todo, contando com atletas e comissão técnica, foram mais de cinco mil pessoas chegando na “cidade radiante” (OBSERVADOR, 2022).
O estádio Abdelkader Fréha é o principal palco para as cerimônias de abertura e encerramento, situado no distrito de Bir El Djir, em Oran. No Estádio Olímpico de Belgaid estão mais de vinte locais de prova e a estrutura pretende receber até 40 mil espectadores (OBSERVADOR, 2022). Em Oran, também acontecem as competições de futebol, voleibol, judô, tênis de mesa e rúgbi. Já no distrito mencionado, tomam lugar as modalidades: natação, atletismo, atletismo paraolímpico, handebol, basquete, ciclismo de estrada e trilha, karatê, poló aquático, tênis e taekondo. Além disso, há ainda mais localidades que sediarão disputas entre as nações, já que ao todo são 40 esportes diferentes!
O país investiu na infraestrutura para sediar os jogos, construiu uma vila dos atletas completamente nova no distrito de Oran. Cobrindo quase 36 hectares de área — o equivalente a 55 campos de futebol — pode acomodar aproximadamente 4300 atletas e times oficiais. As maiores comitivas, depois da argelina, são da França, Itália, Espanha e Turquia (OBSERVADOR, 2022).
O ICMG, que estava preocupado com a organização dos jogos em Oran, após uma reunião com o Presidente da Comissão de Coordenação para Oran 2022, o ICMG elogiou o progresso e o ritmo acelerado da construção das instalações esportivas, além de rotular o novo Complexo Olímpico como “impressionante” e observar a sua construção baseada em uma arquitetura mais moderna, tecnológica e baseada em energia verde (INFOBAE, 2022).
A Argélia teve um ótimo desempenho, terminando em 4º lugar na classificação geral, arrecadando 53 medalhas ao total, sendo 20 ouros, 17 pratas e 16 bronzes. Além disso, o desempenho do país anfitrião foi o melhor desde a participação recorde na edição dos jogos na Tunísia, há quase 21 anos (EURONEWS, 2022).
Falando um pouco sobre os demais países participantes, a Itália obteve o total de 34 medalhas apenas na piscina, sendo praticamente o país dominante nesta modalidade. Um dos principais nomes que auxiliou neste resultado foi o atleta Matteo Rivolta, que quebrou o recorde da competição nos 100 metros borboleta, além de fazer parte da equipe de revezamento 4x100 medley (EURONEWS, 2022).
Já a equipe do Egito retorna para casa com 51 medalhas, sendo 13 ouros, 15 pratas e 23 bronzes. A primeira medalha nos Jogos veio com a prata no karatê até 50kg com a atleta Reem Ahmed Salama. O país participou da edição com 177 atletas ao total. Além disso, outro destaque da delegação egípcia é a atleta Bassant Hemida, que conquistou uma medalha de ouro histórica para o país no atletismo, depois de bater o recorde de 11.10 segundos em 100 metros! (EGYPTY TODAY)
O balanço geral dos jogos foi positivo, levando em consideração as dificuldades impostas pelos dois anos da pandemia do novo coronavírus, a bandeira dos Jogos do Mediterrâneo já está em território italiano, anfitrião da próxima edição. Segundo o presidente do Comitê Internacional dos Jogos do Mediterrâneo, Davide Tizzano: “Trabalhamos há mais de três anos no projeto Taranto 2026. Temos ideias claras sobre o que queremos fazer e agradeço às instituições da Puglia por sua dedicação à missão dos Jogos. A Itália é um importante ponto de referência para os 25 países, é uma oportunidade para reafirmar nossa confiabilidade e consistência”(CIJM).
Referências
EURONEWS. Oran 2022 Mediterranean Games: Algeria’s second city ready to welcome the world. Disponível em: https://www.euronews.com/2022/05/23/oran-2022-mediterranean-games-algeria-s-second-city-ready-to-welcome-the-world. Acesso em 28 de jun. 2022.
OBSERVADOR. Jogos do Mediterrâneo regressam a África em Oran com cerca de 3.400 atletas. Disponível em: https://observador.pt/2022/06/23/jogos-do-mediterraneo-regressam-a-africa-em-oran-com-cerca-de-3-400-atletas/. Acesso em 28 de jun. 2022.
SAPIENTIA. Jogos do Mediterrâneo. Disponível em: https://sapientiapt.com/jogos-do-mediterraneo. Acesso em 28 de jun. 2022.
INFOBAE. ICMG está satisfeito com o progresso na organização dos Jogos do Mediterrâneo de 2022 quando o Comitê Executivo se reúne na Argélia. Disponível em: https://www.infobae.com/br/2022/03/17/icmg-esta-satisfeito-com-o-progresso-na-organizacao-dos-jogos-do-mediterraneo-de-2022-quando-o-comite-executivo-se-reune-na-argelia/. Acesso em 28 de jun. 2022.
SUDAN TELEGRAPH. Mediterranean Games: golden achievements for Egypt and Algeria in the powers. Disponível em: https://sudantelegraph.com/news/mediterranean-games-golden-achievements-for-egypt-and-algeria-in-the-powers/. Acesso em 11 de jul. 2022
EGYPT TODAY. 2022 Mediterranean Games: Egypt won two more silver medals in Karate. Disponível em: https://www.egypttoday.com/Article/8/117174/2022-Mediterranean-Games-Egypt-won-two-more-silver-medals-in. Acesso em 11 de jul. 2022.
CJIM. The flag of the Mediterranean Games arrived in Italy. Disponível em: https://cijm.org.gr/the-flag-of-the-mediterranean-games-arrived-in-italy/. Acesso em 11 de jul. 2022.