Arena GEOM Sports: A Copa do Mundo no Catar e a participação dos países do Oriente Médio na fase de grupos
Autor: Matheus Bueno
A Copa do Mundo é um evento de futebol masculino realizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) que ocorre de 4 em 4 anos. Em cada uma de suas edições, um país sede é escolhido por meio de uma votação que acontece no Congresso da FIFA, órgão legislativo da entidade. Essa votação se dá após cada um dos países interessados em sediar o evento apresentarem suas candidaturas, comprovarem que cumprem os requisitos mínimos para se tornar um país sede e disponibilizarem todos os documentos requisitados pela entidade. No caso da Copa do Mundo de 2022, a escolha do país sede (Catar) ocorreu no ano de 2010, desbancando a candidatura da Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão, e se tornando o primeiro país do Oriente Médio a sediar o evento (CNN, 2022).
Antes de cada uma das edições, cada uma das entidades regionais ou continentais realiza torneios classificatórios para decidir quem serão seus representantes ao longo do torneio. Essas entidades são: Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que classificou 4 seleções; União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), que classificou 13 seleções; Confederação Asiática de Futebol (AFC), que classificou 5 seleções, entre elas, 2 sendo do Oriente Médio; Confederação Africana de Futebol (CAF), que classificou 5 seleções; e Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), que classificou 4 seleções (GOAL, 2022). Além disso, a seleção representante do país sede é automaticamente classificada quando seu país é selecionado para receber o evento.
Na primeira fase do evento, as seleções participantes são divididas em oito grupos de quatro, onde cada uma deve jogar uma vez contra os outros membros do grupo para decidir quem serão as duas melhores equipes e se classificarão para a fase seguinte (VALOR, 2022). Nesse fase, o Oriente Médio conta com três representantes: o Catar, que está no grupo A junto com Senegal, Holanda e Equador; o Irã, que está no grupo B junto com Estados Unidos da América, Inglaterra e País de Gales; e por fim a Arábia Saudita, que está no grupo C junto com Argentina, Polônia México (GLOBO ESPORTE, [s.d]).
Com a primeira fase chegado ao fim em 02 de dezembro, vamos relembrar como foi a participação de cada um dos representantes do Oriente Médio durante a fase de grupos e se algum deles se classificou para o mata-mata, além de comparar com a participação em outros eventos de futebol e pontuar os eventos que ocorreram extracampo ao longo da competição.
CATAR
O Catar foi o primeiro time do mundial a pisar nos gramados, e teve sua estreia com derrota contra o Equador no dia 20 de novembro pelo placar de 2x0, sofrendo dois gols de Enner Valencia ainda no primeiro tempo. Em seguida, a seleção anfitriã amargou mais uma derrota, dessa vez contra o Senegal, por um placar de 3x1, com gols dos senegaleses Boulaye Dia, Famara Diédhiou e Bamba Dieng, e do catari Mohammed Muntari. Após esse jogo, as chances de o Catar se classificar para a fase seguinte eram quase nulas, visto seu saldo de gol bastante negativo e o fato de não ter somado nenhum ponto ainda. Por fim, no jogo final, o Catar perdeu mais uma vez, agora para a Holanda, por um placar de 2x0, com gols de Gakpo e De Jong (UOL, 2022).
Com isso, o Catar se tornou o pior anfitrião da história das copas, sendo a primeira seleção do país sede a perder todos os confrontos da fase de grupos. Além disso, também bateu o recorde de seleção anfitriã a demorar mais tempo para fazer seu primeiro gol, que saiu após 168 minutos de espera, e se tornou o primeiro gol do Catar na história das copas, e por enquanto o único (GLOBO ESPORTE, 2022).
Apesar disso, deve-se levar em consideração que a seleção catari estava jogando pela primeira vez um torneio do tamanho da Copa do Mundo, e que mesmo tendo um resultado ruim no torneio, é a atual campeã da Copa da Ásia, de forma invicta, vencendo o Japão, maior campeão do torneio, por 3x1 na final em 2019, além da já estar classificada para a próxima edição, que ocorrerá ano que vem no Catar (GLOBO ESPORTE, 2019)
IRÃ
A seleção iraniana chegou na Copa do Mundo de 2022 para sua sexta participação. Mesmo assim, o Irã nunca saiu da fase de grupos em todas as edições em que participou, e esse ano as expectativas também eram baixas, pois seu grupo contava também com Inglaterra, plena favorita a conquistar o primeiro lugar, e País de Gales e Estados Unidos. Além disso, os olhos do mundo estavam no conflito contra os Estados Unidos, por conta de todo o atrito político que vem ocorrendo entre os dois países nos últimos anos (FUTEBOLEIRO, [s.d]).
O Irã estreou contra a Inglaterra, no dia 21 de novembro, perdendo de goleada pelo placar de 6x2, onde o goleiro iraniano teve que ser substituído por conta de um choque que sofreu com outro jogador aos 8 minutos e teve seu nariz machucado (UOL, 2022). Em seguida, contra o País de Gales, a seleção iraniana impressionou e ganhou de 2x0, com gols de Cheshmi e Razaeian no início do segundo tempo. Com esse resultado, o Irã terminou a segunda rodada em segundo lugar, atrás apenas da Inglaterra (UOL, 2022). No último confronto, contra os Estados Unidos, um empate simples classificaria os iranianos para o mata mata, porém, aos 38 minutos do segundo tempo os EUA marcou com Pulisic e segurou o resultado até o fim do jogo, se classificando em segundo lugar e tirando a vaga dos iranianos (UOL, 2022).
Fora dos 90 minutos de jogo, as partidas do Irã também foram marcadas por protestos, tanto dentro quanto fora de campo. Ainda no primeiro jogo, os jogadores da seleção iraniana ficaram em silêncio durante a execução do hino, uma ação que foi interpretada pela mídia como protesto contra o governo, que vem reprimindo protestos das mulheres por mais direitos após a morte de Mahsa Amini (UOL, 2022). Já no segundo jogo, alguns jogadores chegaram a cantar o hino, mesmo que de forma tímida, enquanto vaias ocorriam pelo estádio. Esse jogo ocorreu após um jogador iraniano ser preso por autoridades iranianas acusado de “insultar e manchar a reputação da seleção nacional” e fazer propaganda contra a República Islâmica (UOL, 2022). No último jogo, de acordo com a CNN, o governo do Irã tinha ameaçado torturar e prender a família dos jogadores caso eles “não se comportassem” durante a execução do hino nacional, sendo assim, o hino foi cantado pelos jogadores, mesmo que ainda de maneira tímida e retraída (MIRROR, 2022).
Já nas arquibancadas, diversos protestos também ocorreram, na forma de camisetas, pinturas, faixas e vaias. Especialmente no primeiro jogo, diversos torcedores protestavam nas arquibancadas pedindo por mais liberdade para mulheres iranianas, chegando até a levantar uma bandeira grande com as palavras “WOMAN LIFE FREEDOM”, “Mulher, vida e liberdade”, nome do movimento que está ocorrendo no Irã (UOL, 2022). Contudo, nos outros dois jogos, os protestos foram mais reprimidos, tanto por defensores do regime iraniano como por seguranças dos estádios, que mandavam os protestantes guardarem camisetas e faixas com o nome do movimento e o nome de Mahsa Amini (UOL, 2022).
ARÁBIA SAUDITA
A Arábia Saudita chegou à copa como a mais forte representante do Oriente Médio, sendo três vezes campeã e três vezes vice da Copa das Nações da Ásia e chegando a se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo em 1994, onde foi eliminada. Apesar disso, o grupo em que o time se encontrava não era tão fácil, contando com a bi-campeã Argentina, e com a Polônia de Lewandowski (FUTEBOLEIRO, [s.d]).
A seleção saudita estreou no dia 22 de novembro contra a Argentina, onde Messi consagrou o primeiro gol aos 10 minutos, de pênalti, porém, a Arábia Saudita virou no começo do segundo tempo, com gols de Al Shehri e Al-Dawsari e se tornou a primeira zebra dessa edição da Copa. Já no segundo jogo, contra a Polônia, os sauditas perderam de 2x0, tendo um pênalti defendido pelo governo polonês. No terceiro jogo, contra o México, a seleção saudita dependia apenas de si mesma para se classificar para o próximo jogo, porém, acabou derrotada pela também eliminada seleção mexicana (UOL, 2022).
Apesar da desclassificação, a vitória de virada da Arábia Saudita contra a Argentina, que não era derrotada há 36 jogos, foi motivo de imensa comemoração para os sauditas, que compareceram em peso em todas as partidas da seleção, visto que Arábia Saudita e Catar são países fronteiriços. Após a vitória, por conta de um empate entre Polônia e México, a seleção saudita ficou em primeiro lugar do grupo C, por conta disso, o rei saudita Salman bin Abdulaziz decretou feriado nacional para a comemoração do resultado, fechando a bolsa de valores do país por um dia, além do fechamento de comércios e escolas (TIME, 2022).
No geral, a participação das seleções do Oriente Médio nesta copa foram dentro do que se esperava antes de se iniciarem os jogos. Porém, após a vitória da Arábia Saudita na primeira rodada contra a invicta Argentina, e a vitória do Irã contra o País de Gales na segunda rodada, as esperanças foram renovadas, e pelo menos por um tempo pareceu que esses dois países tinham chance de se classificar para a próxima fase. Infelizmente, nenhum dos representantes do Oriente Médio se classificaram, mas os resultados sauditas e iranianos mostram que no próximo torneio, que vai ocorrer com um número maior de seleções, há a possibilidade de se sonhar com uma classificação para a região.
REFERÊNCIAS:
ANDRADE, Bruno; GARCIA, Diego; GOMES, Julio; et al. Messi marca, mas Arábia Saudita se impõe e vira sobre a Argentina na Copa… — Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/futebol/copa-do-mundo/2022/11/22/copa-do-mundo-2022-argentina-x-arabia-saudita-grupo-c.htm?cmpid=copiaecola. UOL. Disponível em: <https://www.uol.com.br/esporte/futebol/copa-do-mundo/2022/11/22/copa-do-mundo-2022-argentina-x-arabia-saudita-grupo-c.htm>. Acesso em: 3 dez. 2022.
BONTEMPO, Tiago. Catar arrasador vence Japão e é campeão da Ásia pela 1a vez. ge. Disponível em: <https://ge.globo.com/blogs/futebol-no-japao/post/2019/02/01/catar-arrasador-vence-japao-e-e-campeao-da-asia-pela-1a-vez.ghtml>. Acesso em: 3 dez. 2022.
DA ROCHA, Guilherme Lucio. Como funciona o sistema de pontuação na Copa do Mundo 2022? Valor Econômico. Disponível em: <https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/11/29/como-funciona-o-sistema-de-pontuacao-na-copa-do-mundo-2022.ghtml>. Acesso em: 3 dez. 2022.
DOS SANTOS, Gabriel ; MATTOS, Rodrigo. México tem 2 gols anulados, vence Arábia Saudita, mas é eliminado da Copa. www.uol.com.br. Disponível em: <https://www.uol.com.br/esporte/futebol/copa-do-mundo/2022/11/30/copa-do-mundo-arabia-saudita-x-mexico-grupo-c.htm>. Acesso em: 3 dez. 2022.
GARCIA, Diego ; DE VICO, Marcello. Inglaterra faz 3 gols em 10 minutos e massacra Irã na estreia na Copa. www.uol.com.br. Disponível em: <https://www.uol.com.br/esporte/futebol/copa-do-mundo/2022/11/21/inglaterra-x-ira-grupo-b-copa-do-mundo-do-qatar-2022.htm>. Acesso em: 3 dez. 2022.
KEITH, Felix. Iran sing national anthem after being told “families face prison or torture”. mirror. Disponível em: <https://www.mirror.co.uk/sport/football/news/iran-national-anthem-families-imprisonment-28614745>. Acesso em: 3 dez. 2022.
MATTOS, Rodrigo. Fifa reprime protesto ao governo iraniano, bandeiras somem da arquibancada. www.uol.com.br. Disponível em: <https://www.uol.com.br/esporte/futebol/copa-do-mundo/2022/11/25/fifa-reprime-protesto-ao-governo-iraniano-bandeiras-somem-da-arquibancada.htm>. Acesso em: 3 dez. 2022.
MILLSON, Alex. Saudi Arabia Declares National Holiday After World Cup Win. Time. Disponível em: <https://time.com/6236419/saudi-arabia-world-cup-holiday/>. Acesso em: 3 dez. 2022.
RAMOS, Stefanie. Lewa desencanta em Copas, Polônia vence Arábia Saudita e lidera grupo C. www.uol.com.br. Disponível em: <https://www.uol.com.br/esporte/futebol/copa-do-mundo/2022/11/26/copa-do-mundo-2022-polonia-x-arabia-saudita-grupo-b.htm>. Acesso em: 3 dez. 2022.
REDAÇÃO GE. Copa 2022: Catar tem a pior campanha de um anfitrião na história; veja lista. ge. Disponível em: <https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2022/11/25/copa-2022-catar-tem-a-pior-campanha-de-um-anfitriao-na-historia-veja-lista.ghtml>. Acesso em: 3 dez. 2022.
SCHWARTSMAN, Maria Fernanda. As seleções classificadas para a Copa do Mundo do Qatar 2022. GOAL. Disponível em: <As seleções classificadas para a Copa do Mundo do Qatar 2022>. Acesso em: 3 dez. 2022.
UOL. Copa do Mundo 2022 — Fase de Grupos. UOL. Disponível em: <https://www.uol.com.br/esporte/futebol/campeonatos/copa-do-mundo/#fase-de-grupos>. Acesso em: 3 dez. 2022.
WILKSON, Adriano ; MARTINS, André. EUA dominam Irã, se classificam em 2o e pegam a Holanda nas oitavas da Copa. www.uol.com.br. Disponível em: <https://www.uol.com.br/esporte/futebol/copa-do-mundo/2022/11/29/ira-x-eua-grupo-b-copa-do-mundo-do-qatar.htm>. Acesso em: 3 dez. 2022.
Entenda como a Fifa escolheu o Catar como sede da Copa do Mundo de 2022. CNN Brasil. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/esporte/entenda-como-a-fifa-escolheu-o-catar-como-sede-da-copa-do-mundo-de-2022/>. Acesso em: 3 dez. 2022.
Grupo B Copa do Mundo 2022 com Inglaterra, EUA e País de Gales. futeboleiro.com. Disponível em: <https://www.futeboleiro.com/copa-do-mundo-2022/grupos/b/>. Acesso em: 3 dez. 2022.
Grupo C Copa do Mundo 2022: Argentina, Polônia e México. futeboleiro.com. Disponível em: <https://www.futeboleiro.com/copa-do-mundo-2022/grupos/c/>. Acesso em: 3 dez. 2022.