Autora : Maria Eduarda Costa
O casamento é uma das cerimônias mais antigas da humanidade. A união entre duas pessoas pode ser sancionada de acordo com as leis de Estado, como também se concretizar em uma festa religiosa, onde duas pessoas se unem com o objetivo de constituir uma família. Visto que há mais de 1.9 bilhões de muçulmanos em todo o mundo, as solenidades podem se diferenciar de acordo com a região, cultura, o nível de religiosidade e tradições familiares, Entretanto, a cerimônia pode ter como base os mesmos fundamentos religiosos (VIEIRA, D. P. DE C.; DOS SANTOS, T. T. M.,2019).
Para o Islã, o casamento é uma tradição profética, dessa forma, é uma das festas mais celebradas dentro da religião. Também conhecida como Nikah, o casamento no Islã, tem por objetivo a geração humana, construção da família e a convivência familiar. De acordo com o Alcorão, o livro sagrado do islamismo, a escolha do cônjuge deve ser baseado na boa conduta, na bondade e na religiosidade e não por dinheiro, classe social ou causas materiais. Além disso, para que o casamento seja feliz e duradouro deve haver uma autonomia na escolha do seu parceiro(a) , caso não haja uma concordância entre as partes, a cerimônia pode ser considerada inválida (VIEIRA, D. P. DE C.; DOS SANTOS, T. T. M., 2019).
Ademais, o esposo deve ser necessariamente muçulmano, ou seja, mulheres muçulmanas não podem se casar com homens não muçulmanos. Isso ocorre porque o homem é visto pela religião como a pessoa que vai proteger a família e direcionar para a prosperidade, e para que ele cumpra tais preceitos religiosos, necessariamente deve ser conhecedor das leis islâmicas. Apesar da tendência dos casamentos muçulmanos de serem duradouros, a religião permite o divórcio. Além disso, é permitido que os homens tenham mais de uma esposa, entretanto, para tal o homem deve prover alimentação, vestimentas e uma moradia digna de forma igualitária entre suas esposas (VIEIRA, D. P. DE C.; DOS SANTOS, T. T. M., 2019).
A proposta de casamento pode vir tanto do homem quanto da mulher, como também por parte das famílias, mais comumente das mulheres. Após o pedido, não é necessário dizer o “Sim” imediatamente, o casal pode desfrutar de um tempo para se conhecerem melhor. Caso decidam se casar, o Tolbe ou Tulba é uma cerimônia pré-casamento, onde há o pedido formal da mão da noiva. Após as bênçãos de ambas as famílias, há uma breve oração do Alcorão Sagrado. Além disso, o noivo tem como obrigação presentear a sua noiva com o que ela ou sua família solicitarem, chamado Mahr, que pode ser uma quantia de dinheiro, viagens ou qualquer outra coisa que a noiva desejar. Este gesto significa que o homem assume a responsabilidade de cuidar da sua esposa, e caso venham a se divorciar, o Mahr permanece com a mulher (BRIDES, 2022).
Cerimônia
A entrada dos noivos é chamada de Zaffe, nesse contexto, é comum que a noiva entre acompanhada de seu pai ou responsável masculino; logo em seguida, os bateristas tocam música árabe tradicional. Durante a cerimônia do Nikah, é necessário ter duas testemunas do sexo masculino para atestar que o noivo e a noiva estão dizendo “Sim” por vontade própria, sem serem forçados a fazê — lo. Os noivos devem repetir a palavra Qubool ou “Aceito” três vezes, logo em seguida, há a assinatura do contrato de casamento. Não é de costume que os noivos trocam votos, geralmente ocorre a leitura do Alcorão, combinada com sermão curto sobre o significado do casamento e direitos e responsabilidade do marido e da mulher (BRIDES,2022).
Caso o casal opte por realizar o Nikah dentro de uma mesquita, é provável que os homens fiquem em locais separados das mulheres durante a cerimônia, de forma que os responsáveis masculinos podem aceitar o casamento em nome da noiva. Mas, caso aconteça em outro local fora da mesquita, a separação entre homens e mulheres dependerá dos níveis de religiosidade ou cultura do casal. Por se tratar de um evento muito importante dentro da religião, há a presença de dança, música e muita comida. Como bebidas alcoólicas são proibidas pelo Islã, raramente ou nunca, haverá esse tipo de bebida em um Nikah. É importante ressaltar que o tipo de dança ou comida pode variar de acordo com a região (BRIDES,2022).
Referências
BRIDES. 7 Arab Muslim Wedding Traditions You Need to Know. Disponível em: https://www.brides.com/arab-muslim-wedding-traditions-4801997. Acesso em: 21 jan. 2022.
BRIDES. Nikah Ceremony: Everything You Need to Know. Disponível em: https://www.brides.com/nikkah-ceremony-5079931. Acesso em: 21 jan. 2022.
VIEIRA, D. P. D. C; SANTOS*, T. T. M. D. DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DA MULHER NO ISLÃ. Lex Humana, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1–31, out./2019.
VIEIRA, D. P. DE C.; DOS SANTOS, T. T. M. Direitos Fundamentais E a Participacao Social Da Mulher No Isla/Women’S Rights and Social Participation in Islam. Lex Humana, v. 11, n. 1, p. 1, 2019.