Olimpíadas de Inverno 2022, do (semi)árido para a neve: como foi a participação do Oriente Médio?

GEOM UFU
8 min readFeb 26, 2022

--

Texto por: Carolina Porta Rodrigues

Quando se fala em Olimpíadas de Inverno é pouco provável que você pense logo de cara nos países do Oriente Médio. Mas será que eles marcaram presença nesta edição? O último domingo, dia 20 de fevereiro de 2022, marcou o quase centenário da criação dos Jogos Olímpicos de Inverno. O campeonato mundial teve sua primeira edição em 25 de janeiro de 1924 e surgiu a partir da necessidade de incluir esportes no gelo e na neve, que não eram possíveis de serem praticados nas competições olímpicas tradicionais. (OLYMPIC COUNCIL OF ASIA) Ainda sob o nome de Semana Internacional de Desportos de Inverno, a primeira realização do evento ocorreu na cidade francesa de Chamonix e contou com a presença de 258 atletas, vindos de 16 países. (DEUTSCHE WELLE, 2018)

Já em 2022, os XXIV Jogos Olímpicos de Inverno foram sediados em 4 a 20 de fevereiro, em Pequim (Beijing na versão em mandarim), capital da China. Ainda em um contexto de pandemia da COVID-19, o evento esportivo aconteceu sob medidas de contenção do vírus e boicotes diplomáticos. (EXAME, 2022) Mas, apesar das adversidades, 91 nações estiveram presentes na disputa por medalhas e, dentre elas, estavam países do Oriente Médio.

MODALIDADES

Os Jogos Olímpicos de Inverno são compostos por 15 modalidades, divididas entre esportes no gelo e esportes na neve. As modalidades disputadas no gelo são Curling, Hóquei no Gelo, Patinação Artística, Patinação de Velocidade, Patinação de Velocidade em pista curta, Bobsled, Skeleton e Luge. Já as modalidades disputadas na neve são Snowboard, Esqui Alpino, Esqui Cross-Country, Esqui estilo livre, Salto de Esqui, Biatlo (Esqui e Tiro esportivo), Combinado Nórdico (Salto de esqui e Esqui cross-country). (LANCE!)

PARTICIPAÇÃO DO ORIENTE MÉDIO

Mesmo sendo um local de clima predominantemente árido e semiárido, o Oriente Médio esteve presente nas disputas pelas medalhas nos Jogos de Beijing de 2022. Dentre os países da região que foram representados por delegações estão Irã, Israel, Líbano e Turquia, e nessa edição, um estreante: a Arábia Saudita. A seguir, apresentaremos um breve histórico de cada um dos 5 países sobre sua participação nas edições olímpicas de inverno. As apresentações estão organizadas do país mais veterano até o mais novo participante, já o número de atletas da delegação em alguns casos inclui os treinadores, enquanto as tabelas mostram apenas a equipe de competidores.

TURQUIA

A Turquia esteve presente nos Jogos de Inverno desde a primeira edição, há quase cem anos. Ao longo de sua trajetória, alguns de seus melhores resultados foram a 15ª posição no revezamento de esqui cross-country masculino de 1968 e a 19º colocação na patinação artística conquistada pelo casal Alisa Agafonova e Alper Ucar, em 2018. (OLYMPICS)

De acordo com o site oficial das Olimpíadas, na edição de 2022, o país foi representado por uma delegação de oito atletas, contando com o treinador (cinco homens, três mulheres) que competiram em quatro esportes: esqui alpino (Özlem Çarıkcıoğlu, Berkin Usta); esqui cross-country(Ayşenur Duman, Özlem Ceren Dursun, Yusuf Emre Fırat), patinação de velocidade em pista curta(Furkan Akar) e salto de esqui (Fatih Arda İpcioğlu).

Quadro de participação por modalidade — Turquia

Fonte: Wikipedia

O Comitê Olímpico Nacional Da Turquia (2022) comentou alguns dos principais resultados em seu site oficial: “ Fatih Arda İpcioğlu passou as eliminatórias na colina normal e na colina grande e avançou para a primeira rodada, enquanto Furkan Akar terminou os Jogos com o 6º lugar, o melhor tempo da nossa história.”

LÍBANO

O Líbano possui um vasto histórico de participações nas Olimpíadas de Inverno, sendo a primeira delas em 1948. Na ocasião, a representação foi feita pelo atleta Ibrahim Geagea, que competiu na modalidade de esqui alpino. No decorrer das edições, o melhor resultado do país foi em Lake Placid, uma vila nas Montanhas Adirondack, em Nova Iorque, em 1980. Na ocasião, a esquiadora alpina Fanda Rahmeh terminou como 19ª colocada no slalom feminino. (OLYMPICS)

Em Pequim, os libaneses foram representados pelos atletas Cesar Arnouk e Manon Ouaiss, no esqui alpino, e por Elie Tawk, no esqui cross-country.

Quadro de participação por modalidade — Líbano

Fonte: Wikipédia

IRÃ

A primeira participação do Irã nos Jogos Olímpicos de Inverno foi em 1956, na comuna de Cortina d’Ampezzo, na Itália, depois disso, o país competiu nas edições de 1964–76 e, então, participou de todas as celebrações de inverno desde Nagano 1998, contabilizando um total de 12 aparições. Seus melhores resultados ocorreram nas edições de 1998 e 2014 com a conquista da 30ª colocação no esqui slalom. Já em 2010, a esquiadora alpina Marjan Kalhor se tornou a primeira mulher iraniana a competir em Vancouver 2010, ela também foi escolhida para carregar a bandeira do Irã na Cerimônia de Abertura. (OLYMPICS)

Na competição de 2022, o país levou 4 atletas, sendo os competidores Atefeh Ahmadi e Hossein Saveh-Shemshaki, no esqui alpino, e Danial Saveh Shemshaki, no esqui cross-country.

Quadro de participação por modalidade — Irã

Fonte: Wikipédia

Esquiadora iraniana, Atefeh Ahmadi

Fonte: Tehran Times

Segundo reportagem do Tehran Times(2022), a atleta comentou que espera ser exemplo para outras jovens do Irã. Ela ainda relatou quais são as dificuldades para os atletas iranianos:

“Ganhar uma medalha é difícil para os esquiadores iranianos, já que os países europeus e norte-americanos são geograficamente diferentes do Irã. Como você sabe, o meio ambiente está intimamente relacionado ao esporte e à cultura esportiva. Eles também têm equipamentos melhores do que nós”, afirmou.

ISRAEL

A primeira participação de Israel nas Olimpíadas de Inverno foi em 1994 na comuna de Lillehammer, na Noruega. Ao longo das edições, o país obteve três resultados entre os 10 primeiros. Os dançarinos de patinação artística no gelo Galit Chait e Sergey Sakhnovsky terminaram em sexto em Salt Lake City 2002 e em oitavo em Turim 2006, já a equipe de patinação artística israelense terminou em oitavo no evento de equipe PyeongChang 2018.

As Olimpíadas de 2022 correspondem à 8ª aparição do país nos Jogos. Na ocasião, Israel participou com uma delegação de 10 pessoas (sete homens e três mulheres) em quatro esportes — esqui alpino, patinação artística, patinação de velocidade em pista curta e esqueleto. Os competidores são Barnabás Szőllős e Noa Szőllős no esqui alpino, Alexei Bychenko, Hailey Kops, Evgeni Krasnopolski na patinação artística e Vladislav Bykanov na Patinação de velocidade em pista curta. (OLYMPICS)

Quadro de participação por modalidade — Israel

Fonte: Wikipédia

Atleta Israelense Barnabas Szollos em corrida de esqui alpino

Fonte: Israeli Olympic Delegation

ARÁBIA SAUDITA

Por fim, a Arábia Saudita foi o mais novo país a estrear participação nas Olimpíadas de Inverno. Embora faça parte das competições das Olimpíadas de Verão desde 1972, em Munique, esse foi o primeiro ano do Estado saudita nos esportes na neve. O representante foi o esquiador Fayik Abdi, de 23 anos, que ficou como 45º colocado entre 89 competidores. (Associação dos Comités Olímpicos Nacionais)

Fayik Abdi representa a estreante Arábia Saudita em Jogos de Inverno

Fonte: BBC News

Fonte:Associação dos Comités Olímpicos Nacionais

OUTROS PAÍSES

Além de Turquia, Irã, Israel, Líbano e Arábia Saudita, Jordânia e Iraque também já participaram das Olimpíadas de Inverno em anos anteriores. (DEUTSCH WELLE)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apesar desses países já terem conquistado inúmeras medalhas nas Olimpíadas de Verão, a batalha tem sido ainda mais desafiadora nos Jogos de Inverno. Os poucos países do Oriente Médio que disputam no evento contam com o obstáculo das condições geográficas e, em certa medida, das culturais, visto que não é costume de países de clima árido e semiárido praticar os esportes de inverno. Nesse sentido, a ausência de neve requer que os atletas treinem em condições distintas e precisem adaptar seu treinamento, simulando o esporte de inverno em seu contexto climático, ou encontrando um local bastante específico para seu treino. Contudo, as objeções não impedem que pessoas do Médio Oriente deixem de buscar o pódio, ao contrário disso, o número de representações vem aumentando a cada edição do evento, estimulando outros indivíduos a se interessarem por esses esportes, o que mostra a importância dessa representatividade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

25 de janeiro de 1924. Deutsch Welle, 2018. Disponível em: < https://www.dw.com/pt-br/1924-primeiros-jogos-ol%C3%ADmpicos-de-inverno/a-2325225>. Acesso em 20 de fev. de 2022

Comitê Olímpico Nacional da Turquia. Fim dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. Disponível em: < https://olimpiyat.org.tr/Haber-Detay/Beijing-2022-Kis-Olimpiyat-Oyunlari-Sona-Erdi/11448>. Acesso em 21 de fev. 2022.

Esperanças E Ambições Para Os Esportes De Inverno Sauditas. Associação dos Comités Olímpicos Nacionais, 2022. Disponível em: < https://www.anocolympic.org/noc-highlights/hopes-and-ambitions-for-saudi-winter-sports/>. Acesso em 22 de fev. de 2022

Irã nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Wikipédia, 2022. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Ir%C3%A3_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Inverno_de_2022>. Acesso em 20 de fev. 2022

Israel nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Wikipédia, 2022. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Israel_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Inverno_de_2022

>. Acesso em 20 de fev. 2022

Líbano nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Wikipédia, 2022. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADbano_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Inverno_de_2022>. Acesso em 20 de fev. 2022

Israeli Olympic Delegation. Beijing 2022. Disponível em :<https://www.olympicsil.co.il/wp-content/uploads/2022/01/%D7%97%D7%95%D7%91%D7%A8%D7%AA-%D7%91%D7%99%D7%99%D7%92%D7%99%D7%A0%D7%92-2022.pdf>. Acesso em: 22 de fev. 2022

Masoud HOSSEIN, Masoud. Iranian woman skier Ahmadi motivated by Winter Olympics. Tehran Times, 2022. Disponível em:< https://www.tehrantimes.com/news/469909/Iranian-woman-skier-Ahmadi-motivated-by-Winter-Olympics>. Acesso em: 21 de fev. 2022

PEREIRA, Cayo. Guia dos Jogos Olímpicos de Inverno. Lance!, 2022. Disponível em:<https://www.lance.com.br/mais-esportes/guia-dos-jogos-olimpicos-de-inverno-pequim-2022-veja-modalidades-e-os-brasileiros-na-disputa.html>. Acesso em 20 de fev. 2022

Team Islamic Republic of Iran — Profile. Beijing 2022 Olympic Winter Games. Disponível em: <https://olympics.com/beijing-2022/olympic-games/en/results/all-sports/noc-profile-islamic-rep-of-iran.htm>. Acesso em: 20 de fev. 2022

Team Israel — Profile. Beijing 2022 Olympic Winter Games. Disponível em:< https://olympics.com/beijing-2022/olympic-games/en/results/all-sports/noc-profile-israel.htm>. Acesso em 20 de fev. 2022

Team Lebanon — Profile. Beijing 2022 Olympic Winter Games. Disponível em:< https://olympics.com/beijing-2022/olympic-games/en/results/all-sports/noc-profile-lebanon.htm>. Acesso em 20 de fev. 2022

Team Saudi Arabia — Profile. Beijing 2022 Olympic Winter Games. Disponível em:< https://olympics.com/beijing-2022/olympic-games/en/results/all-sports/noc-profile-saudi-arabia.htm>. Acesso em 20 de fev. 2022

Team Turkey — Profile. Beijing 2022 Olympic Winter Games Disponível em:<https://olympics.com/beijing-2022/olympic-games/en/results/all-sports/noc-profile-turkey.htm>. Acesso em 20 de fev. 2022

Turquia nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Wikipédia, 2022. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Turquia_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Inverno_de_2022

>. Acesso em 20 de fev. 2022

STORCH, Julia; DOLIVEIRA, Matheus. Um guia da Olimpíada de Inverno em Pequim para brasileiro ver. Exame, 2022. Disponível em: <https://exame.com/casual/dramas-politicos-e-pandemia-devem-marcar-olimpiada-de-inverno-2022/>. Acesso em 20 de fev. 2022.

Winter Olympic Games. Olympic Council Of Asia. Disponível em: <https://ocasia.org/olympic_games/>. Acesso em 20 de fev. 2022

--

--

GEOM UFU
GEOM UFU

Written by GEOM UFU

Somos um Grupo de Estudos em Oriente Médio, idealizado por alunas do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

No responses yet