RAIO X — Catar

GEOM UFU
6 min readMay 9, 2022

--

Texto por: Maria Helena Soté

O Catar, ou Qatar, é um país localizado a nordeste da Península Arábica, que possui fronteira com a Arábia Saudita e é banhado pelo Golfo Pérsico, região estratégica e importante para o comércio mundial, haja vista que possui grandes reservas de petróleo. É um Estado relativamente pequeno, uma vez que possui 11.586km2 de área e 2.508.182 habitantes, no entanto, possui uma história centenária e exerce grande influência no contexto internacional hodierno. Seu idioma oficial é o árabe, embora o inglês também seja popular devido à colonização britânica no século XX, a religião predominante é o islamismo e o clima é árido e com terreno desértico, ou seja, os verões são extremamente quentes, com temperaturas superiores a 40ºC e os solos, inférteis. A capital do país, Doha, está localizada no litoral e concentra a maioria da população e dos investimentos da nação (FACTBOOK, 2022).

Mapa do Catar.
Fonte: Encyclopaedia Britannica, 2006

O país é governado por uma única família desde o século XIX, o clã Al Thani, por meio de um emirado, isto é, uma forma de governo monárquica, e no caso catarino também absolutista, em que o líder é denominado emir. O atual encarregado de governar o Catar é, desde 2013, Tamin bin Hamad Al Thani, filho de Hamad bin Khalifa Al Thani. É importante pontuar que o emir é apenas o chefe de Estado, já que o cargo de chefe de Governo é dado ao primeiro-ministro, o qual é nomeado pelo monarca. Ademais, ainda em relação à conjuntura da política do país, vê-se que partidos políticos e sindicatos de trabalhadores são proibidos e a legislação e jurisdição se dá por meio de uma junção de direitos e valores civis e islâmicos. Finalmente, é interessante notar que a cidadania não se dá mediante nascimento e sim por hereditariedade, ou seja, um indivíduo somente poderá ser considerado cidadão catari caso seus pais tenham nascido no Catar (FACTBOOK, 2022).

O controle político exercido pela família Al Thani se dá desde a queda do Império Otomano no local, em meados de 1800, e sua influência não foi exterminada do país após a invasão britânica do século XX. Pelo contrário, os membros do clã ainda eram nomeados como líderes do país mesmo durante o período de dominação, situação que permaneceu inalterada após a independência do Catar, em 1971.

Em relação à economia, vê-se que o Catar encontra-se em uma posição de destaque em relação a outros países do Oriente Médio. Seu PIB em 2020, de acordo com o The World Bank Data, foi de 144,411 bilhões de dólares e, em 2007, foi o país com maior PIB per capita do mundo. As razões que explicam tal poderio econômico são as jazidas de petróleo e as fontes de gás natural que o Estado detém, as quais são o motor da economia catari. Além da produção e refino do petróleo e da extração de gás natural, o Catar ainda incentiva o desenvolvimento das indústrias petroquímicas, de aço e de fertilizantes (FACTBOOK, 2022). Devido aos seus recursos de hidrocarbonetos, o Catar integrou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em 1961 mas retirou-se do grupo em 2018 com a justificativa de que não possuía poder de decisão na organização, uma vez que era um dos países do grupo com menos jazidas de petróleo, e que gostaria de destinar seus esforços e recursos à extração de gás natural, já que seus reservatórios deste são muito superiores aos daquele (KNECHT, 2018).

Nos últimos anos, a popularidade do Catar cresceu, pois ele foi o sorteado para sediar a Copa Mundial de Futebol da FIFA de 2022, que acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. O Catar é o primeiro país árabe e do Oriente Médio a ter a oportunidade de receber o evento em seu território e, de acordo com o emir, as construções serão grandiosas e as expectativas, superadas. O mascote escolhido foi inspirado nos lenços utilizados na cabeça pelos homens da região e recebeu o nome de La’eeb, que significa jogador super habilidoso em árabe (FIFA, 2022). No entanto, não foi somente pela festa e diversão trazida pelo evento que concedeu popularidade ao Catar, mas também pelas graves denúncias de violações aos direitos humanos entre as empresas contratadas pelo Governo para construir os estádios e os trabalhadores. Consoante a ONG Anistia Internacional, os funcionários contratados para atuar nas obras vivem em uma situação de trabalho forçado, com cargas horárias superiores a 12 horas por dia, sete dias por semana, sem a possibilidade de descanso, e vivendo em apartamentos pequenos e superlotados. Além disso, as denúncias mencionam que trabalhadores naturais da África Subsaariana também sofrem com desigualdade de salários e de tratamento. Diante dessa situação, o Comitê Superior da Organização do evento comunicou que vistorias foram realizadas e que três empresas foram notificadas quanto às maneiras de tratarem os funcionários. Por fim, também afirmaram que aplicarão uma série de medidas para garantir que os direitos sejam respeitados e que, caso não sejam, o Ministério do Trabalho será acionado a fim de que haja uma investigação aprofundada da situação (AFP, 2022).

La’eeb, o mascote oficial da Copa do Mundo de Futebol da Fifa. Fonte: FIFA, 2022

Por fim, cabe tratar das questões culturais do país. O Catar é considerado uma das potenciais capitais culturais do Oriente Médio, especialmente no que se refere às obras islâmicas. Isso porque em Doha está localizado o Museu de Arte Islâmica (MIA), um prédio de cinco andares que reúne artes islâmicas, desde jóias, cerâmicas até tecidos tradicionais e manuscritos, que datam do século VII ao XIX e que possuem origens em três diferentes continentes. A arte islâmica é marcada pelo uso de padrões geométricos, estética que é seguida na própria arquitetura do edifício (HISOUR, 2022). Ademais, também é válido mencionar que o Catar abriga um dos patrimônios materiais da humanidade, o Sítio Arqueológico de Al Zubarah. Segundo a Unesco, Al Zubarah foi uma cidade que atuou como centro comercial de pérolas nos séculos XVIII e XIX e que exercia relações para além do Oceano Índico e da Ásia Ocidental. Em 1811, no entanto, a cidade foi destruída e abandonada e as suas edificações, como palácios e cabanas de pescadores, foram cobertos por uma fina camada de areia, que imortalizou o local. A área foi considerada patrimônio da humanidade por ser a exemplificação concreta da maneira como os povos se organizavam na região do Golfo Pérsico e no meio do deserto, já que foram essas construções que antecederam a formação de Estados na região, os quais não foram controlados pelos Impérios Otomano, Europeu e Persa (UNESCO, 2014).

Sítio Arqueológico de Al Zubarah. Fonte: Unesco, 2014

Referências Bibliográficas:

AFP (São Paulo). Condições de trabalho dos agentes de segurança da Copa do Mundo no Catar são questionadas. Gazeta Esportiva, [S. l.], p. -, 7 abr. 2022. Disponível em: https://www.gazetaesportiva.com/copa-do-mundo/condicoes-de-trabalho-dos-agentes-de-seguranca-da-copa-do-mundo-no-catar-sao-questionadas/. Acesso em: 11 abr. 2022.

ENCICLOPÉDIA BRITANNICA (ed.). Características físicas do Catar. [S. l.: s. n.], 2006. Imagem. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Qatar#/media/1/485603/62091. Acesso em: 12 abr. 2022.

FIFA (Suíça). La‘eeb é revelado como mascote da Copa do Mundo FIFA do Catar. FIFA, [S. l.], p. -, 1 abr. 2022. Disponível em: https://www.fifa.com/tournaments/mens/worldcup/qatar2022/media-releases/laeeb-is-revealed-as-qatars-fifa-world-cup-tm-mascot. Acesso em: 12 abr. 2022.

FIFA. La‘eeb. 2022. 1 ilustração. Disponível em: https://www.fifa.com/tournaments/mens/worldcup/qatar2022/media-releases/laeeb-is-revealed-as-qatars-fifa-world-cup-tm-mascot. Acesso em: 12 abr. 2022.

HISOUR ARTE CULTURA EXPOSIÇÃO. Museu de Arte Islâmica. Disponível em: https://www.hisour.com/pt/museum-of-islamic-art-doha-qatar-30359/. Acesso em: 11 abr. 2022.

HISOUR ARTE CULTURA EXPOSIÇÃO. Padrão de Catar. Disponível em: https://www.hisour.com/pt/qatar-pattern-museum-of-islamic-art-doha-30326/. Acesso em: 11 abr. 2022.

KNECHT, Eric. Catar anuncia saída da OPEP, critica Arábia Saudita e focará em gás. Antena 1, [S. l.], p. -, 3 dez. 2018. Disponível em: https://www.antena1.com.br/noticias/catar-anuncia-saida-da-opep-critica-arabia-saudita-e-focara-em-gas#:~:text=Catar%20anuncia%20sa%C3%ADda%20da%20Opep%2C%20critica%20Ar%C3%A1bia%20Saudita,antes%20do%20encontro%20de%20exportadores%20do%20petr%C3%B3leo%20. Acesso em: 11 abr. 2022.

THE WORLD BANK DATA. PIB (atual US$) — Catar. [S. l.], 2022. Disponível em: https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.CD. Acesso em: 12 abr. 2022.

THE WORLD FACTBOOK. Qatar. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/qatar/. Acesso em: 12 abr. 2022.

UNESCO. Sítio Arqueológico de Al Zubarah, 2013. Disponível em: https://whc.unesco.org/en/list/1402. Acesso em: 12 abr. 2022.

VINCENT, Ko Hon Chiu. Al Zubarah Archaeological Site. [S. l.: s. n.], 2014. 1 fotografia. Disponível em: https://whc.unesco.org/en/list/1402/gallery/. Acesso em: 12 abr. 2022.

--

--

GEOM UFU
GEOM UFU

Written by GEOM UFU

Somos um Grupo de Estudos em Oriente Médio, idealizado por alunas do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

No responses yet