Raio X: Estado de Israel

GEOM UFU
5 min readAug 27, 2021

--

Autor: Bruno Taddeo de Lima Campos

O Estado de Israel (מדינת ישראל) é uma República Parlamentarista Constitucional, localizada na região do Oriente Médio com litoral oeste voltado para o Mar Mediterrâneo. Com cerca de 22.700 km² de extensão territorial — um pouco maior que o estado de Sergipe, a menor unidade administrativa do Brasil — Israel possui fronteiras com Líbano, ao norte, Cisjordânia e Jordânia, ao leste, e Egito, ao sul. (WORLD BANK, 2021)

(UN GEOSPATICAL, 2004)

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Banco Mundial (2021), Israel possui cerca de 9 milhões e 200 mil habitantes. Novamente em comparação ao Brasil, a população total do país é similar à de estados brasileiros como o Ceará (9,1 milhões) e Pernambuco (8.6 milhões) (IBGE, 2010). Sua língua oficial é o Hebraico (עִברִית) e sua religião predominante é o Judaísmo (77% da população) — fato que é efeito da indivisibilidade entre a história do país e á do povo judeu.

A língua hebraica antiga, remetente as origens dos textos bíblicos, nunca deixou de ser utilizada pelo povo judeu durante a diáspora — sendo recorrente principalmente em celebrações religiosas para manter as tradições vivas. Ao final do século XIX e início do século XX, o linguista Eliezer Ben Yehuda foi o responsável por trazer o hebraico de volta à vida como uma língua falada para o cotidiano — não se restringindo apenas às práticas religiosas. Dito isso, a partir de seus trabalhos e dos esforços de poetas e escritores judeus que aderiram a campanha, foi possível reconfigurar o hebraico para uma configuração moderna, e tal fortalecimento da linguagem é refletido na escolha, com a inauguração do Estado de Israel em 1947, do hebraico moderno como a língua oficial do novo país. (MFAa, 2017)

O Estado de Israel, oficialmente fundado em 1947 com a Partilha da Palestina realizada pela recém fundada Organização das Nações Unidas (ONU, 1947), surge como o resultado do desejo do chamado movimento sionista em criar um lar nacional para o povo judeu. Proposta pelos britânicos, é aprovada a divisão da Palestina em dois Estados, um judeu e um muçulmano, e a internacionalização da cidade de Jerusalém. (JVL, 2021)

Durante quase toda a segunda metade do século 20, os conflitos convencionais (e posteriormente não convencionais) entre Israel e países árabes ditaram as instabilidades políticas da região, incitados pela escalada na complexidade política, étnica e religiosa da região. Desde a cidade de Jerusalém — com um importante simbolismo para as três grandes religiões do mundo — até os debates políticos da ocupação isralense no território da Cisjordânia, é inegável que o conflito árabe-isralense é indissociável da trajetória e das tomadas de decisão políticas do Estado de Israel.

Tratando da política interna de Israel, o atual Primeiro Ministro é o político nacionalista Naftali Bennet, que chegou ao poder em 2021 após uma longa crise doméstica no país. Desde 2019, o país passou por quatro eleições consecutivas, aliado também às graves denúncias de corrupção no governo do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. A formação da coalizão de partidos de oposição no Knesset (הכנסת) — o Parlamento israelense — Netanyahu saiu do poder este ano como o chefe de governo que mais ficou no cargo em Israel (mais de 12 anos no cargo). (NYT, 2021)

Por fim algumas curiosidades sobre Israel: a capital oficial de Israel — Tel-aviv — é conhecida por ser a capital vegana, devido a sua diversa culinária sem o uso de carnes. Neste sentido, é impossível citar todas as culturas e subculturas que residem no país, algo que se reflete na incrível diversidade nas práticas culturais, religiosas e, claro, na culinária. (OTTOLENGHI; TAMIMI, 2017)

Israel é o único país do Oriente Médio a permitir por lei o casamento de pessoas do mesmo sexo. Desde 1988, diversas leis foram promulgadas em Israel em favor dos direitos homossexuais no país — o que ficou chamado de Revolução homossexual israelense. (MFAb, 2021).

Segundo o regimento do serviço militar, todos os cidadãos de Israel são obrigados a servirem o exército ao completarem 17 anos. Além daqueles que nasceram em território de Israel, os jovens imigrantes residentes no país também são exigidos por lei ao se apresentarem ao serviço militar. E, outro fato interessante, a cidadania israelense não necessariamente se dá pelo seu local de nascimento, mas também é concedida à filhos de pais que nasceram em Israel. Desse modo, a fim de regularizar esse registro, os filhos de israelenses também devem prestar serviços ao exército. (SZAJNBRUM, 2017).

Referências:

IBGE. Brasil — Cidades e Estados. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2021. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados>. Acesso em: 24 ago. 2021.

JVL. History: Timeline for the History of Judaism. Jewish Virtual Library. Disponível em: <https://www.jewishvirtuallibrary.org/timeline-for-the-history-of-judaism>. Acesso em: 07 set. 2018.

MFAa. Hebrew Language Day: The revival of the Language of the Bible. Israel Ministry of Foreing Affairs, 2017. Disponível em: <https://mfa.gov.il/mfa/israelexperience/history/pages/hebrew-language-day-the-revival-of-the-language-of-the-bible.aspx>. Acesso em: 23 ago. 2021.

MFAb. Direitos dos Homossexuais em Israel. Ministério de Relações Exteriores de Israel. 2021. Disponível em <https://embassies.gov.il/brasilia/AboutTheEmbassy/Artigos_e_publicacoes/Documents/Direitos%20dos%20Homossexuais%20em%20Israel.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2021.

NYT. Israel has its 4th National Election in 2 years. Here ‘s why. New York Times. World. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2021/03/17/world/middleeast/israeli-election.html>. Acesso em: 20 ago. 2021.

OTTOLENGHI, Yotam; TAMIMI, Sami. Jerusalém: Sabores e Receitas. Companhia de Mesa. 1.ed. 2017.

UN. Resolution 181 UNGA. United Nations General Assembly. 1947. Disponível em: <https://unispal.un.org/DPA/DPR/unispal.nsf/0/7F0AF2BD897689B785256C330061D253>. Acesso em: 25 de ago. 2021.

UN GEOSPATICAL. United Nations Cartographic Section. Nations and Territory. 2004. Disponível em: <https://www.un.org/geospatial/content/israel>. Acesso em: 24 ago. 2021.

SZAJNBRUM, Tzvi. Serviço Militar obrigatório no Exército de Defesa de Israel. Voleh, 8 jun 2019. Disponível em: <https://voleh.org/pt-br/servico-obrigatorio-exercito-israel/>. Acesso em: 24 ago. 2021.

WORLD BANK. Population Total, Israel. The World Bank Database, 2021. Disponível em: <https://data.worldbank.org/indicator/SP.POP.TOTL?locations=IL>. Acesso em: 23 ago. 2021.

--

--

GEOM UFU
GEOM UFU

Written by GEOM UFU

Somos um Grupo de Estudos em Oriente Médio, idealizado por alunas do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

No responses yet