Raio-X: Irã

GEOM UFU
4 min readMay 17, 2023

--

Texto por: Bianca Vick

Características Físicas: Seu clima é árido e semiárido na maior parte do território. Apenas na região costeira, próxima ao Mar Cáspio, o clima é subtropical. Possui planaltos na região central, montanhas na região oeste e planícies na zona costeira. Seus principais rios são o rio Karun e o rio Zayandeh, e sua vegetação é constituída majoritariamente por estepes e vegetação rasteira.

Localização Geográfica: O Irã se localiza no Sudoeste Asiático, no Oriente Médio. Está localizado entre o Golfo Pérsico e o Mar Cáspio. Faz fronteira com os países Paquistão, Afeganistão, Turcomenistão, Azerbaijão, Armênia, Turquia e Iraque.

Dados gerais:

  • Capital: Teerã
  • Forma de Governo: República Presidencialista
  • Idioma: Persa / Farsi
  • População: 87 milhões de habitantes
  • Religião: Islamismo (vertente xiita)
  • Moeda: Rial iraniano

Histórico geral: O nome Irã foi adotado apenas em 1934, visto que foi, na maior parte da história, a Pérsia. O reino persa se estendeu por um grande território, dominando a maior parte do Oriente Médio. Seu sistema político e administrativo era muito complexo, e, como parte essencial de sua cultura, pode-se destacar os mosaicos e as pinturas, além das grandes obras arquitetônicas.

O principal ponto histórico recente do Irã é a Revolução Islâmica de 1979. O país era governado pela monarquia de Xá Pahlevi desde 1953, que visava trazer ao país as ideologias ocidentais, apoiado pelos Estados Unidos e Reino Unido. A Revolução Iraniana, representando o descontentamento da população devido aos altos índices de desigualdade, inflação e desemprego no país, gerou vários protestos, a maioria violentamente reprimidos pelas autoridades. Ao final da Revolução, Xá Pahlevi foi deposto, e a forma de governo passou a ser uma república islâmica teocrática, governada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini.

Na imagem: À esquerda Mohammad Reza Pahlavi e à direita o Aiatolá Ruhollah Musavi Khomeini

Na última década, o país foi centro de diversos protestos, especialmente a partir de 2016. As insatisfações populares eram relacionadas com a gerência da crise econômica do país. Novamente, as manifestações foram reprimidas com violência por parte do governo. Em 2023, o cenário político do país é instável, uma vez que se iniciaram protestos contra a violência contra as mulheres e a obrigatoriedade do uso do véu islâmico.

Economia: A economia do Irã é subdesenvolvida, mas industrializada, com um amplo mercado interno e um diversificado parque industrial. O principal setor econômico é o primário, com destaque para a exploração de petróleo, amplamente exportado pelo país. Além disso, outras produções como a de cobre, ferro e gás natural também recebem destaque. As atividades agropecuárias também são importantes, sendo o trigo, uva, tâmaras as safras mais cultivadas.

O parque industrial do país é formado por indústrias automobilísticas, cimenteiras, químicas, metalúrgicas, alimentícias e têxteis. Nas atividades terciárias, há as atividades comerciais e o turismo. Segundo dados de 2022, a economia iraniana se encontra estagnada, influenciando nas oportunidades de emprego e renda da população. O país lida, desde 2010, com altos índices inflacionários, e a moeda iraniana tem se desvalorizado desde 2017, após sanções econômicas dos Estados Unidos.

Curiosidades: Taroof é uma palavra árabe que indica o processo de ser gentil com as pessoas. No Irã, significa uma forma de civilidade e respeito mútuo. As crianças, seguindo o Taroof, são ensinadas desde cedo por seus familiares sobre bons modos e etiqueta.

Outra curiosidade é que a capital Teerã é uma das cidades com piores índices de poluição do mundo, uma vez que possui grande quantidade de carros e usinas.

REFERÊNCIAS:

GHAZI, Siavosh. Após protestos e execuções, Irã anuncia novas punições contra mulheres que não usarem o véu islâmico. G1, [S. l.], p. 1, 11 jan. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/11/apos-protestos-e-execucoes-ira-anuncia-novas-punicoes-contra-mulheres-que-nao-usarem-o-veu-islamico.ghtml. Acesso em: 28 abr. 2023.

CAMPOS, Mateus. Geografia do Irã. Mundo Educação, [S. l.], p. 1, [s.d]. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/ira.htm. Acesso em: 28 abr. 2023.

IRÃ. Sua Pesquisa, [S. l.], p. 1, 3 jan. 2022. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/paises/ira/. Acesso em: 28 abr. 2023.

AZEVEDO, Wagner Fernandes de. A história política do país persa, xiita e anti-imperialista. Instituto Humanitas Unisinos, [S. l.], p. 1, 18 jan. 2020. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/595671-ira-a-historia-politica-de-um-pais-persa-xiita-e-anti-imperialista. Acesso em: 28 abr. 2023.

TAJDIN, Behrang. Protestos no Irã: como crise econômica impulsionou manifestações contra o governo. BBC News, [S. l.], p. 1, 17 out. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63242456. Acesso em: 28 abr. 2023.

--

--

GEOM UFU
GEOM UFU

Written by GEOM UFU

Somos um Grupo de Estudos em Oriente Médio, idealizado por alunas do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

No responses yet