Raio X: Omã

GEOM UFU
5 min readApr 11, 2022

--

Texto por: Isabela Queireza Gomes

O Sultanato de Omã é um país árabe localizado na costa Sudeste da Península Arábica e possui fronteiras com a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e o Iêmen. O país possui cerca de 1,7 mil km de litoral, sendo esse banhado pelo Mar Arábico e pelo Golfo Pérsico. Com cerca de 309.980 km² de extensão territorial e 4.683.000 habitantes, o Omã possui uma densidade demográfica de aproximadamente 15 habitantes por km². O país, juntamente com o Irã, é responsável pelo controle do estreito de Ormuz, um ponto estratégico que conecta o mundo árabe com o mar aberto. (NEGRÃO; MORAES; SILVA; RODRIGUES, 2019) (BRITANNICA, 2022)

Fonte: iStock, 2016

A capital do país é Mascate, uma cidade que se encontra na costa norte e apresenta uma arquitetura moderna e tradicional, com uma bela vista para o Golfo de Omã e possui um dos principais portos de centros comerciais do país. Um fato interessante sobre essa nação é que não existem corpos permanentes de água doce ao longo do país, todos os fluxos são intermitentes e derivam de tempestades sazonais, por esse motivo, são feitos muitos esforços para a construção de barragens. (BRITANNICA, 2022)

O árabe é a língua oficial do Omã e o árabe de padrão moderno é ensinado em todas as escolas do país. Também são falados em várias regiões do país dialetos do árabe, além disso também são falados o inglês, o persa e o urdu. A maior parte dos omanis são muçulmanos e vivem nas áreas urbanas, mas existem muitas pessoas que residem em assentamentos mais tradicionais, que se localizam, na maior parte das vezes, no meio rural e próximos às Montanhas Hajar. (BRITANNICA, 2022)

Fonte: Dreamstime, 2020

A respeito da economia do Omã, é interessante mencionar que ele é um país rural e agrícola, sendo a pesca muito importante para a população costeira. Em 1964 foram descobertas jazidas de petróleo no país, o que fortaleceu a economia do país e, posteriormente, a exportação desse bem dominou a economia do país. Entretanto, mesmo com o “boom” do petróleo, as autoridades do país já se preparam para uma possível queda na produção e exportação futura desse bem, foram elaborados planos para o desenvolvimento de recursos de gás natural. (BRITANNICA, 2022)

O Omã é governado por uma monarquia, também conhecida como sultanato, governada por um sultão e que tem o apoio de dois órgãos consultivos, o Conselho de Ministros e o Conselho Consultivo. O Conselho Consultivo foi criado em 1991 e seus membros, inicialmente, eram escolhidos por meio de nomeação e, com o passar do tempo, passaram a ser eleitos. Já o Conselho de Ministros tem seus membros nomeados pelo sultão e, normalmente, são grandes comerciantes de Mascate, representantes das tribos do interior ou Dhofaris, pessoas que vivem na região de Dhofar, no sudeste do país. (BRITANNICA, 2022)

O país foi governado por Qaboos bin Said al Said por cerca de 50 anos (1970–2020), o que consolidou o sultão como monarca que permaneceu por mais tempo no poder no mundo árabe. O processo político no país passou por grandes mudanças ao longo dos anos, se consolidando, atualmente, da seguinte maneira: não há partidos políticos, para a eleição de alguns órgãos há sufrágio universal, pessoas com mais de 21 anos são aptas a votar, e para outros órgãos a decisão dos representantes é feita por nomeação do sultão. (NEGRÃO; MORAES; SILVA; RODRIGUES, 2019) (BRITANNICA, 2022)

A origem do Omã é tribal, mas sua influência está diminuindo gradativamente. Ainda podem ser observados costumes sociais mais rigorosos que os padrões ocidentais, embora sejam menos rigorosos que os do país vizinho, a Árabia Saudita. No que tange às mulheres, apesar de ainda existir uma segregação, o país é o que proporciona uma maior liberdade para as mesmas em toda a Península Arábica. Um fato interessante sobre os costumes desse país é a importância que o momento das refeições possui, é nele que são realizadas as reuniões sociais. A refeição típica consiste em arroz, cordeiro ou peixe temperado, tâmaras e acompanhado de café ou chá. Ao final das refeições é queimado um incenso. (BRITANNICA, 2022)

O Omã possui um sistema de distribuição hídrico que foi considerado como patrimônio da humanidade tanto pela sua importância histórica, como pelo seu impacto social. Esse sistema recebe o nome de Aflaj e consiste em aquedutos, que foram construídos com o intuito de canalizar a água das montanhas. Para o alcance desse objetivo, os habitantes contavam com o auxílio da força da gravidade, que levava a água montanha abaixo por quilômetros, o que abastecia diversas vilas, cidades e servia como a principal fonte de irrigação para a agricultura local. (NEGRÃO; MORAES; SILVA; RODRIGUES, 2019)

Fonte: Al-Ismaily, 1998

Referências:

Al-Ismaily, H. & Probert, D., 1998. Water-resource facilities and management strategy for Oman. Applied Energy. 61: 125–146

OMAN: Montanhas ocidentais de Hajar. [S. l.], 2021. Disponível em: https://pt.dreamstime.com/fotos-de-stock-oman-montanhas-ocidentais-de-hajar-image23188963. Acesso em: 19 mar. 2022.

OMÃ — Enciclopédia Online Britannica. [S. l.], 18 mar. 2022. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Oman. Acesso em: 20 mar. 2022.

MAPA de Omã — Imagem em Alta Resolução. [S. l.], 2016. Disponível em: https://www.istockphoto.com/br/foto/mapa-de-om%C3%A3-gm522777202-91771995. Acesso em: 19 mar. 2022.

NEGRÃO, Leonardo Boiadeiro Ayres; MORAES, Caio Alves de; SILVA, Aline Cristina Sousa da; RODRIGUES, Patrícia da Silva. SULTANATO DE OMÃ: UM CENÁRIO GEOTURÍSTICO NO DESERTO. Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada, [s. l.], 4 set. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335503083_SULTANATO_DE_OMA_UM_CENARIO_GEOTURISTICO_NO_DESERTO. Acesso em: 20 mar. 2022.

--

--

GEOM UFU
GEOM UFU

Written by GEOM UFU

Somos um Grupo de Estudos em Oriente Médio, idealizado por alunas do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

No responses yet